Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande

Pedrógão's Got Talent - 16/03/2016

No dia 16 de março, pelas 15h30, realizou-se na Escola EB 2.3 Miguel Leitão de Andrada a final do Concurso de Talentos, dinamizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação, em conjunto com a Direção do Agrupamento. Nele participaram alunos, professores e pessoal não docente do Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande, tendo sido recebido um total de 32 inscrições.

Esta atividade teve como principais objetivos: incentivar a colaboração e boa convivência entre alunos, professores e restante comunidade escolar; valorizar competências extracurriculares dos alunos; sensibilizar a comunidade escolar para uma participação mais ativa nas diversas atividades desenvolvidas; e, obviamente, divulgar talentos na área da música, da dança, da representação, da comédia e das artes marciais.
O concurso foi muito bem apresentado pelas alunas Ana Filipa Ferreira e Salomé Encarnação (9º A) e teve ainda a valiosa colaboração do aluno João Santos (9ºA), ao nível da logística e da sonoplastia.
Os jurados que avaliaram as prestações dos concorrentes foram os professores Abílio Carvalho, Deolinda Campos, Ema Cruz e Emília Leitão e a assistente técnica Ana Paula Gonçalves. Os elementos do júri tiveram a difícil tarefa de escolher os vencedores, após uma rigorosa apreciação de talentos diversos, desde o canto à dança, passando por momentos de representação e da performance de vários instrumentos.
Os três finalistas foram: Ismael Gouveia (9º B), que nos impressionou na bateria, ficando em primeiro lugar; em segundo lugar, a doce Luciana Correia (1º ano/Escola Básica de Pedrógão Grande), acompanhada pela talentosa Ilda Henriques (assistente operacional do Agrupamento), que nos encantaram com o fado “Chuva”; e, merecedor do terceiro lugar pela sua originalidade, criatividade e à-vontade no palco ao apresentar-nos uma música da sua autoria, o aluno Samuel Alexandre (5º B).
Os três primeiros classificados foram contemplados com um lanche no bar da Escola, para além do certificado de participação, que foi atribuído a todos os concorrentes.
Esta foi a primeira edição do Pedrógão’s Got Talent e agradecemos a todos os que contribuíram para a sua realização!
Muitos parabéns a todos os participantes e esperamos por mais e novos talentos no próximo ano letivo!
 Aceda aqui ao álbum com fotos da atividade

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

O que são os Serviços de Psicologia e Orientação (SPOs)?
São “unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário” que foram criadas pelo Governo Português, através do Decreto-Lei nº 190/191 de 17 de Maio de 1991, a fim de modernizar e melhorar a qualidade da Educação.
Os SPO constituem-se como um serviço fundamental no suporte para uma escola inclusiva e de qualidade onde todos e cada um dos alunos encontrem respostas para a realização máxima do seu potencial. Assim, constituem-se como uma resposta integrada num modelo multinível de organização das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, que garanta a existência de um contínuo de respostas à diversidade de necessidades de todos os alunos.
Os principais domínios de intervenção dos SPO são: apoio psicológico e psicopedagógico individualizado; intervenção com grupos de estudantes para promoção de competências; apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa; consultoria psicológica promovendo ligação e integração entre os diferentes intervenientes no processo educativo dos alunos; orientação escolar e profissional, etc.

Como funciona o SPO do Agrupamento?
Os SPO desenvolvem o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, visando responder às necessidades específicas da comunidade escolar e orientando-se pela planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento. A ação dos SPO destina-se a alunos, professores, educadores de infância, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola.
A intervenção pode ser desencadeada por dois mecanismos:
- sinalização por parte de algum elemento da comunidade educativa,
- avaliação de necessidades detetadas pela psicóloga.
Assumindo uma perspetiva preventiva e não remediativa dos problemas, os SPO auscultarão os diferentes agentes da comunidade educativa, analisando as necessidades prementes, numa atitude proativa, de forma a fomentar novas ideias, sugestões e iniciativas de promoção de competências e de alteração de comportamentos.
Este serviço dispõe de um espaço de atendimento, localizado na Escola EB 2/3 Miguel Leitão de Andrada, próximo da biblioteca e devidamente identificado, funcionando de 2.ª a 6.ª feira das 9h às 17h.

Como recorrer aos SPO?

Alunos, professores, educadores de infância, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola podem recorrer aos SPO:

- através do(a) Diretor(a) de Turma;
- através de contacto telefónico (916164504);
- através do e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Nota: encontra-se disponível a ficha de sinalização para pedido de intervenção do SPO para atendimento individual, devendo o documento original ser entregue na secretaria do Agrupamento.

A psicóloga do Agrupamento,
Ana Luísa Silva