Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande

Projeto Desafios Seguranet - 2018/19

O Projeto “Desafios Seguranet”, desenvolvido durante o ano letivo de 2018/2019 na disciplina de TIC, contou com a participação de 26 equipas de alunos do 5.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade e de uma equipa de encarregados de educação de alunos da turma 5.ºB.

Os 7 Desafios desenvolvidos pelos alunos foram alusivos aos seguintes temas: Desafio 1 – Cibersegurança, Desafio 2 – Ciberbullying, Desafio 3 - Proteção de Dados, Desafio 4 - Jogos Online, Desafio 5 – Sexting, Desafio 6 - A Internet das Coisas e Desafio 7 - Linhas e Serviços de Apoio. Os 2 Desafios desenvolvidos pelos encarregados de educação foram: Desafio 1- Cibersegurança e Desafio 2 - Jogos Online.

Viveram-se momentos de reflexão que consciencializam para a relevância das questões relacionadas com a utilização esclarecida, crítica e segura das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet.

Com o desenvolvimento deste projeto fomentou-se o debate de questões relacionadas com a Segurança na Internet e estimulou-se o sentido crítico dos alunos enquanto utilizadores de meios tecnológicos.

Na passada sexta-feira, dia 14 de Dezembro de 2019, foi recebido pela Diretora do Agrupamento uma encomenda contendo um certificado da SeguraNet , comprovando ter a Escola Básica Miguel Leitão de Andrada sido vencedora dos Desafios Seguranet, na categoria 2.º e 3.º Ciclos, totalizando a pontuação de 10440 pontos no ano letivo de 2018/2019. A mesma encomenda continha um troféu com o símbolo da SeguraNet e brindes que irão ser distribuídos pelos alunos participantes.

No presente ano letivo de 2019/2020 estão envolvidos neste projeto 132 alunos do nosso Agrupamento, sendo 91 alunos do 2.º e 3.º Ciclos e 41 alunos do 1.º Ciclo e 20 encarregados de educação, distribuídos por 6 equipas, uma equipa por cada turma do 2.º e 3.º Ciclos (desde o 5.º ao 8.º ano). Estão também envolvidos 5 docentes, 4 do 1.º Ciclo e 1 do 2.º/3.º Ciclos.

Durante o 1.º período letivo foram desenvolvidos dois Desafios Seguranet por equipas do 2.º e 3.º Ciclos, alusivos aos temas “Influenciadores digitais” e “Ciberbullying” e um Desafio por equipas de encarregados de educação subordinado ao tema “Influenciadores digitais”, que se reuniram na escola no passado dia 4 de dezembro pelas 18h00 para o realizar.


Américo Lourenço
Professor de TIC