Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande

DAC - Projeto ubbuArte - 2021/2022

ubbuArte é um projeto multidisciplinar do 5.º ano de escolaridade com domínios de autonomia curricular (DAC) que envolve as disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Educação Visual, Educação Tecnológica, Português e Inglês.

Das aulas da plataforma ubbu (https://erte.dge.mec.pt/noticias/ubbu-plataforma-para-ensino-de-programacao), desenvolvidas nas aulas de TIC, fazem parte várias atividades. Todas se integram no âmbito das TIC, mas há algumas atividades que se projetam noutras áreas disciplinares, nomeadamente na Educação Visual e na Educação Tecnológica.
É aqui que se pretende desenvolver uma ação conjunta para que os alunos possam completar algumas aulas, realizando todos as atividades e potenciando as suas aprendizagens.
Os programas das aulas da plataforma ubbu estão de acordo com as Aprendizagens Essenciais, com o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória (PASEO) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Neste caso concreto, o Projeto ubbuArte consiste em desenvolver as aulas da plataforma ubbu, planear, construir e apresentar os robôs construídos pelos alunos da turma do 5.º ano de escolaridade.
Os alunos usam folhas de papel e lápis para desenhar e projetar e objetos recicláveis, tais como caixas, embalagens, tampas, palhinhas, cola e fita-cola para construir os robôs.
Dão nomes aos robôs construídos e indicam a sua função.
Posteriormente é feita a gravação da apresentação de cada um dos robôs construídos pelos alunos e criada uma apresentação multimédia com todos os robôs, a qual será disponibilizada à comunidade educativa através da página da Internet do Agrupamento.
Os robôs são usados nas mais diversas atividades que vão desde o desarmamento de bombas e minas terrestres até à inspeção de cabos telefónicos submarinos, passando por consertos em centrais nucleares, exploração espacial, vigilância aérea de florestas, pesquisa e salvação de sobreviventes em destroços, entre outras. Até como guias em certos museus os robôs já garantem importante função.
A pertinência deste DAC atende a que os robôs já têm uma importância fundamental no mundo atual e vão ter ainda mais no futuro.

Américo Lourenço