Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande

Formação em Medidas de Autoproteção

Os incêndios urbanos e os sismos constituem as maiores ameaças que podem afetar os edifícios escolares, transformando-se, por isso, nos riscos mais temidos pelos utentes e pelas autoridades responsáveis pela segurança dos mesmos.

Os efeitos de tais catástrofes podem ser devastadores ao nível material, mas acima de tudo ao nível pessoal, daí termos a consciência de que a melhor maneira de os combater passa por uma prevenção ativa, na convicção de que esse fator é importante para limitar a sua eclosão.
Tendo por base esta preocupação, e ainda respondendo ao preceituado no regulamento de segurança contra incêndios, o Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande, no reconhecimento da importância do tema, elaborou um Plano de Medidas de Autoproteção (MAP) e tem trabalhado para a sua implementação.
Para levar a “bom porto” as tarefas de prevenção, devemos contar com o apoio de toda a comunidade educativa (Docentes, Pais e Encarregados de Educação, Pessoal não Docente, Alunos e utilizadores da Escola em geral), para o desenvolvimento de uma cultura de segurança ativa.
Ao conseguirmos passar a ideia da necessidade do saber agir face ao acidente, podemos contar com uma comunidade escolar informada e habilitada a uma atuação adequada, não só para a sua autoproteção, como na colaboração com as entidades externas de socorro.
Por isso é indispensável que cada um de nós conheça os riscos que corre, os meios de que a Escola dispõe para lhe fazer face e como atuar em caso de sinistro.
Em linha com tudo isto, decorreu, mais uma formação em Medidas de Autoproteção no Centro Escolar de Pedrógão Grande, distribuída em duas sessões, uma teórica e outra prática, envolvendo docentes e não docentes, num total de 17.
A formação, que esteve a cargo do Delegado de Segurança do Agrupamento de Escolas, decorreu nos dias 26 de abril e 17 de maio.
Na sessão prática, que decorreu no dia 17 de maio, contamos com a primordial colaboração dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande.

Professor Rui Proença